terça-feira, 18 de março de 2008

Confissões VII ...



O Diário enguiçou...



Esqueci de pagar o boleto. Por que não ponho no tal débito automático? Não acho o documento do carro, não adianta. Estará no paletó, na bolsa, no bolso da calça, jogado na gaveta? Onde será que eu coloquei esse documento? Tenho é que trocar de carro...


Um dos locais mais bonitos do mundo é a Serra da Capivara, no Piauí. As pinturas rupestres, pinturas de nossos ancestrais que ficaram cravadas nas pedras, demonstravam o cotidiano dos primórdios. A impressionante beleza do lugar e as fascinantes demonstrações de um passado muitíssimo distante são um convite a pensar no homem, na mulher e na história de nossa civilização. Foi a minha última viagem longa. Queria voltar lá. Onde estão aquelas fotos?

As ruas de Madri estão lotadas. São mais de dois milhões de homens e mulheres. A Espanha grita não ao terrorismo, mas grita não para a guerra fácil dos poderosos. Que estranho orgulho tenho dos espanhóis. Na ânsia de se proteger do inexplicável, paixão pela vida, solidariedade na dor. Amor.
Os socialistas “viraram” a eleição espanhola. Logo os socialistas, estes que causam mais decepção do que qualquer outro tipo de ideologia, pois invariavelmente traem os votos em nome da farsesca “transição pactuada”. Mais uma chance, para alguns. Mais uma resposta contra a idiotia da guerra, com certeza. Brava gente espanhola, boa sorte.

Provavelmente há mais um planeta que gira em torno do Sol. Um planetóide, segundo astrônomos desconfiados em denominar planeta aquela bola distante de gelo e pó. Em 10 mil e quinhentos anos a elipse do planetóide ao redor do sol. Antes dos humanos, portanto, a última vez que nos vimos tão perto. A pergunta é sobre a próxima vez.

O São Paulo salvou o Corínthians da segunda divisão do campeonato paulista de futebol. Um doce sabor de vingança e uma saudável ironia. O Timão empobreceu o futebol. O Tricolor, bom, o tricolor é o mais querido e ponto final. Dennis Berkamp continua fazendo lindas jogadas no Arsenal. E saibam todos que o holandês tem verdadeira paúra de avião.

As metas de superávit primário estão sendo atingidas pelo governo brasileiro. É difícil decifrar qual a razão do choro, se decepção, se tristeza, se resignação ou se esperança. Esta última, viva, agonizando lentamente. Não são animadores os sinais de nossas contas bancárias, de nossas aplicações financeiras, de nosso superávit primário. Como será que eles ganham tanto dinheiro brincando de Banco Imobiliário?

Descobri, definitivamente, uma das coisas que mais me irrita no mundo. O nome é telemarketing. A invasão total de privacidade, por telefone, as oito e meia da manhã, faça chuva, sol, sábado, segunda ou domingo. Pedem contribuições assistenciais, vendem milagres, vendem pacotes de fidelidade, cartões de crédito, jornal, revista. Sabem o meu nome, tem o meu cadastro, devem saber até a cor da parede da sala.

Outro dia me perguntaram sobre berçários. Qual a minha opinião sobre onde colocá-lo depois dos primeiros meses de vida. Confesso que, imediatamente, pensei em sair com ele por aí, viajar pelo Piauí, por Madri, assistir aos jogos do Tricolor, ensinar sobre astros do futebol, descer a ripa na transição pactuada, andar pela praia, contar estrelas, narrar histórias fantásticas e brincar. Me contaram o preço da mensalidade de um berçário. Impressionante, aviltante. O berçário é último tipo, é verdade, mas não sei como podem cobrar valores na casa do milhar. Cobram por tudo, também é verdade. Quanto será que é a mensalidade escolar? Qual a melhor escola? Melhor deixar este tópico para outra ocasião. Estes temas são muito complexos.

Se pelo menos eu achasse aquele documento iria sossegar. Lá pelas tantas ele acorda e eu aqui, acordado, digitando este monte de bobagem... Eu devia era dormir.

2004.

Nenhum comentário: